
Flexibilidade, autonomia, mais transparência e ética com maior compartilhamento das informações institucionais, além de uma liderança mais empática. Essas foram algumas das demandas apontadas pelo ManPowerGroup no relatório que mapeou as tendências para o mercado de trabalho no futuro.
Mas, diante de tantas notícias sobre insatisfação no trabalho atribuída, sobretudo, à má qualidade das relações, muitas empresas ainda precisam rever seus modelos de gestão e cultura organizacional para corresponder a essa expectativa de mercado. Hierarquias rígidas, baseadas em comando e controle são práticas que não funcionam mais nem para gerar engajamento e felicidade em seus colaboradores nem para criar resultados à altura dos múltiplos desafios que a contemporaneidade nos apresenta.
Nesse sentido, a autogestão é uma alternativa que tem estado bastante em pauta como um caminho possível para reinventar nossas organizações, tornando-as não só mais humanas, harmônicas como também resilientes e eficazes.
Por isso, convidamos a especialista no assunto Nara Pais para te explicar que o conceito vai muito além de uma empresa sem chefes, mas sim de sair de uma gestão sobre os outros e passar a uma gestão com os outros.
Neste curso você vai aprender a enxergar a cultura organizacional por outras lentes, adaptando e influenciando transformações na sua estrutura corporativa com rituais e artefatos mais humanos e inspirados na natureza, a fim de constituir um ambiente de trabalho mais colaborativo e inclusivo.
Graduada em Letras e, depois de passar anos trabalhando com tecnologia, Nara teve o primeiro contato com os preceitos de autogestão ao morar por dois anos em uma ecovila, na Escócia. Uma das ferramentas que conheceu por lá foi a Sociocracia - um conjunto de princípios, processos e práticas para que a organização realize seu propósito em um modelo autogerido.
Assim, quando retornou ao Brasil, em 2016, ela entendeu que sua missão era trazer essa e outras estratégias para as organizações. Nara entrou para a Sociocracia Brasil e começou a dar cursos de autogestão. Em 2019 liderou o projeto de tradução e publicação do livro de Sociocracia “Muitas Vozes, Uma Canção”, pela editora Voo.
Aqui na Descola ela compartilha sua vasta experiência como consultora e facilitadora, apoiando as organizações a desenvolverem culturas organizacionais regenerativas, inspiradas nos sistemas vivos, em que a mudança na estrutura institucional caminha com a evolução das pessoas. Vamos nessa?
O que vou aprender?
ENTENDA o que é autogestão, o contexto no qual está inserida e as razões para adotá-la ou não.
CONHEÇA organizações evolutivas e saiba como a bioinspiração pode contribuir para remodelar o design organizacional.
APRENDA a implantar culturas organizacionais regenerativas em que as transformações corporativas caminhem de mãos dadas com a evolução de seus colaboradores.
PRATIQUE novos rituais e ferramentas para adaptar a cultura organizacional às demandas por uma gestão mais inclusiva, resiliente e eficaz.
Sobre
22 capítulos
2h 20min de vídeo aulas
2h leitura de ebook
1 ferramentas extras
Certificado digital incluso
100% online com acesso ilimitado
Categorias
Autodesenvolvimento, Ferramentas e Frameworks
Tags
ComunicaçãoÉtica E TransparênciaEngajamentoModelos De LiderançaGestãoOrganização E Raciocínio Lógico
Badges
Autogestão
Transforme sua estrutura corporativa com rituais mais humanos e inspirados na natureza, a fim de constituir um ambiente de trabalho mais inclusivo, resiliente e eficaz.
Ética e transparência
Quebre hierarquias e o antagonismo com maior compartilhamento de informações, gerando senso de pertencimento e propósito institucional comum.
Liderança do futuro
Estimule o desenvolvimento humano fomentando a empatia, autonomia e colaboração entre seus pares.