Projetos sustentáveis: por que a sustentabilidade é importante para o seu negócio?

Considerando a quantidade de habitantes na terra e a atividade industrial que não para de crescer, uma das maiores preocupações da sociedade é como o mundo estará no futuro, em termos de condições de vida. Ecossistemas do planeta estão se deteriorando e o clima está mudando. Apesar de quase um terço da população mundial viver em extrema pobreza, estamos consumindo tanto e tão rapidamente, que já estamos vivendo muito além da capacidade do globo terrestre. Neste contexto é cada vez mais crucial que empresas de todos os portes adequem processos e produtos dentro dos princípios de desenvolvimento sustentável.

Enquanto a sustentabilidade é sobre o futuro da nossa sociedade, para as indústrias e as empresas de hoje, é também sobre o sucesso comercial. A prática de transformar as empresas em organizações que respeitam os limites ambientais ao mesmo tempo cumprindo desejos e necessidades sociais tornou-se uma plataforma inigualável para a inovação na estratégia, design, fabricação e marca, oferecendo grandes oportunidades de competir e de se adaptar a um mundo em rápida evolução.

Desafio de buscar a sustentabilidade para sua empresa

Para essas empresas, a sustentabilidade significa não apenas ‘eco-eficiência’, mas também ‘eco-eficácia’. Sustentabilidade é mais que marketing e branding – quando isso significa identificar as necessidades do mercado com base na prosperidade a longo prazo e conquistar consumidores sustentáveis. Sustentabilidade precisa ser um compromisso, pois empresas e as comunidades que as circundam dependem de ecossistemas saudáveis ​​e produtivos.

A sustentabilidade é um grande desafio, e não apenas para negócios e economia. É um convite à apresentação de transição social, política, tecnológica, cultural e comportamental maciça. Vamos precisar de governos para estabelecer incentivos, metas e regras para a igualdade de condições, os atores da sociedade civil para nos responsabilizar e de experimentar novas formas de prestação de serviços e fornecimento de produtos com impacto social positivos.

Dentro disso, como empreendedores, devemos pensar nos recursos atuais, que são escassos, e pensar em projetos – seja empreendedor ou não – que levem em conta esse aspecto do meio-ambiente. Criar iniciativas que sejam sustentáveis, cada vez mais, deixa de ser só diferencial “verde” de mercado, mas condição básica para novos produtos e serviços.

Muito além do mundo dos negócios

A ideia de sustentabilidade decorre do conceito de desenvolvimento sustentável, que se tornou a linguagem comum, na primeira Cúpula da Terra do Mundo no Rio de Janeiro em 1992. A definição original de desenvolvimento sustentável é geralmente considerado como “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”.

Dicas para fazer sua empresa ser mais sustentável

Fazer parte da cultura organizacional Este deve ser um item que faça parte da “missão” da empresa. Precisa ser uma diretriz clara, que oriente todas as demais ações e projetos da organização. É necessário promover um ambiente no qual todos os colaboradores atuem na direção do desenvolvimento sustentável.

Envolver a equipe É preciso ir além do que a legislação e normas impõem no quesito sustentabilidade. A empresa deve atuar para que todos os envolvidos compreendam o papel da organização e que ela é importante no desenvolvimento das pessoas e também das comunidades onde ela está envolvida. Por isso, é necessário avaliar os impactos da atividade sobre o entorno e realizar projetos para diminuí-los, bem como integrar os envolvidos na cadeia produtiva em ações que promovam melhor qualidade de vida.

Economizar e reutilizar recursos Quando o tema é sustentabilidade, ações práticas no dia a dia ajudam a diminuir o impacto gerado pela organização. Muitas empresas já adotaram projetos de diminuição de copos e louças descartáveis, com a personalização de canecas e outros mantimentos. Além de ajudar a mudar a prática dos colaboradores, esta ação contribui para oferecer elementos que o individualizem e valorizem dentre da organização.

Avaliar recursos e investimentos Faça um levantamento dos recursos renováveis e não renováveis utilizados, tanto no escritório, quanto no processo de produção, e busque alternativas para reduzir o desperdício. Além de contribuir para o meio ambiente, mudanças simples podem gerar retornos financeiros bastante satisfatórios com a economia e reuso de vários itens. Isto inclui pensar o plano de manutenção de máquinas, com investimentos no bom funcionamento do equipamento. Também é possível avaliar a troca das lâmpadas fluorescentes pelas de LED, que geram maior economia e têm maior durabilidade, além de considerar a troca dos ares-condicionados e outros equipamentos antigos por itens que tenham menor gasto de energia.

Muitas vezes, ao repensar processos, equipamentos e posturas, o empresário consegue encontrar opções que geram retorno financeiro em curto, médio e longo prazos. O lixo reciclável pode ser vendido para alguma cooperativa, os equipamentos antigos usados para abater a compra de novos e as mudanças estruturais podem trazer economia, que permitirá novos investimentos para a instituição.

Dentro dessa visão recomendamos a você assistir um curso muito bacana (e gratuito) sobre Sustentabilidade aqui na Descola. Uma maneira rápida e divertida se se atentar a um tema tão importante nos dias de hoje!

sustentabilidade

Você está pensando em empreender? Qual a importância da sustentabilidade no seu projeto?Deixe um comentário e participe!