Mentalidade Ágil: Um novo jeito de enxergar oportunidades de crescimento

Mentalidade Ágil: Um novo jeito de enxergar oportunidades de crescimento

Lembra quando você estava aprendendo a ler e ficava lendo todas as placas que via pela rua? Ou quando você descobriu a química e olhou para a água fervendo na panela com outros olhos? É assim que você vai precisar olhar para a sua vida a partir de agora.

Se você quer entender melhor os próximos passos que precisa dar em relação a sua carreira ou a sua empresa, você vai ter que começar olhando para as coisas com um filtro diferente. Um olhar de aprendiz, digamos assim.

Estamos aqui para falar de uma forma diferente de encarar o mundo, que pode transformar a maneira como você opera dentro e fora de uma organização: a Mentalidade Ágil.

A Mentalidade Ágil é fruto de uma metodologia que nasceu do Manifesto Ágil, escrito em 2001 por programadores que buscavam formas mais eficientes de tocar seus projetos. É um novo jeito de enfrentar problemas ou criar soluções, por meio de práticas e ferramentas que têm como princípio a agilidade.

Valores do Manifesto Agil

Este modelo mental pode te ajudar a entender seus objetivos e metas, priorizando melhor seu tempo, esforço e recursos, tendo como base o autodesenvolvimento e o crescimento. E sempre (sempre mesmo!) considerando um cenário volátil em meio a um contexto de constante mudanças.

No âmbito pessoal, a Mentalidade Ágil é um meio de entendimento de nós mesmos como pessoas e profissionais. Como funcionamos, como encaramos as coisas. Desde feedback, planejamento, execução de tarefas e resultados até a nossa relação com o aprendizado.

No âmbito organizacional, ela é capaz de integrar profissionais com competências multidisciplinares de forma auto-organizada, criando ciclos curtos de desenvolvimento e processos fortalecidos pela autonomia e colaboração em prol das necessidades dos clientes.

Você já assistiu a um campeonato de vela?

Vamos te ajudar a visualizar: um homem em pé dentro de um barco à vela se equilibrando de acordo com a direção dos ventos. Lembrou?

Assistindo a um campeonato de vela, é possível observar que, claramente, a competição que existe ali não é entre um esportista e outro, mas entre o competidor e ele mesmo. Isso porque seus maiores desafios não têm a ver com enfrentar outros competidores, e sim com encarar as adversidades de um cenário imprevisível que depende somente de suas competências e de sua capacidade de adaptação.

É preciso estar atento à direção do vento, à intensidade das águas, aos equipamentos e processos que a vela requer para que a atividade seja executada com propriedade, ao movimento dos competidores, ao tempo, e a sua própria consciência corporal e resistência física. Envolve uma leitura completa de cenário, recursos, objetivo e habilidades. Sem falar em todo o planejamento que é necessário para estar pronto para qualquer eventualidade.

A Mentalidade Ágil tem como propósito preparar as pessoas para lidar com a mudança em um mundo de constante transformação. Seja você um profissional autônomo, o colaborador de uma organização, um empreendedor de primeira viagem ou dono de uma empresa com anos no mercado.

A palavra aqui é: ADAPTABILIDADE. Ela é a habilidade chave da aplicação prática da Mentalidade Ágil.

A Mentalidade Ágil nos torna conscientes do fato de que não existe nada escrito em pedra, nenhum mapa ou manual sobre como gerir empresas e a sua própria vida. O que há é apenas a nossa capacidade de identificar os diferentes cenários e buscar por novas soluções que trabalhem junto à mudança.

Mais do que isso, ela nos desperta para o desenvolvimento da nossa habilidade de experimentar e aprender rapidamente, enxergando oportunidades de crescimento em todos os cenários possíveis.