Marketing Digital em tempos de excesso

Marketing Digital em tempos de excesso

Com tanta informação à nossa disposição, sua marca precisa ser vista para fazer diferença na vida do consumidor. Um mar de opções e oportunidades surge a todo momento, e a cada vez que você atualiza a página do navegador ou de sua rede social, mais um monte de novos conteúdos aparecem. Para não se tornar somente mais um em seu segmento, é preciso que você acompanhe a evolução das ferramentas de marketing.

Para promover produtos e serviços através das mídias digitais, o marketing digital é uma vertente revolucionária que surgiu há pouco mais de 20 anos e já tem feito a diferença num mundo cada vez mais online. Através dessa forma de marketing, é possível se comunicar de um jeito direto e personalizado com seu público. E você sabe a importância de interagir com seu cliente, não é?

A internet da comunicação

Com a evolução da web para o que conhecemos hoje – comunicativa e participativa -, os usuários passaram a produzir seu próprio conteúdo e a interagir com as empresas. Essa maneira ativa de participação do público transformou o modo como as empresas vendem: elas passaram a se preocupar muito mais com a opinião do consumidor. Isso porque agora ele tem mais voz e pode não só alavancar a importância da marca, mas também repercutir feedbacks negativos e prejudiciais.

E essa é uma das maiores vantagens do marketing digital: poder se comunicar diretamente com a empresa, sem toda aquela burocracia chata, faz com que os clientes se sintam muito mais confortáveis em consumir o seu produto/serviço.

Existem diversas marcas que servem de exemplo pra esse tipo de comunicação mais despojada. Uma das principais ferramentas quando se trata de interação com o cliente é o Twitter, devido a facilidade de responder e replicar conteúdo (retweet). Além dessa rede social, apostar numa comunicação que alcance seu público é fundamental para qualquer outra mídia social. A Netflix (@NetflixBrasil), com 1,5 milhões de seguidores, é muito querida pelo público não só por seus tweets, mas até pela linguagem que utilizam na hora de ajudar os clientes em seu suporte.

No Twitter, empresas como Ponto Frio (@pontofrio), Livraria Cultura (@LivCultura) e CVC (@cvcviagens) acumulam em média 200 mil seguidores, e ainda assim conseguem atender ao público e inovar na hora de interagir.

Dividir para conquistar

Essa frase encaixa muito bem quando falamos de outra característica do marketing digital: segmentação.

Pense em quando você vai comprar algum produto: é muito bacana poder contar com um conteúdo personalizado que seja criado especialmente para você. É exatamente essa a sensação de proximidade que torna a segmentação da audiência uma ferramenta poderosa. Os consumidores se sentem especiais e querem fazer parte daquilo.

O segredo pra que isso dê certo é básico: conheça o seu cliente. Afinal, não dá pra oferecer algo diferenciado e exclusivo para um público alvo que você não conhece bem. Utilize a experiência dos usuários para adaptar o conteúdo e fazer com que dê certo a sua estratégia. Se você fizer uma rápida pesquisa procurando por ebooks de marketing digital, vai encontrar desde aqueles voltados para indústrias até marketing digital para saúde.

Vá dividindo o público aos poucos e descubra seus interesses, assim você consegue obter resultados satisfatórios. E não esqueça de atualizar sempre os segmentos: perceba as transformações pelas quais os setores vão passando e adapte para suas micro audiências.

Formatos

O marketing digital pode ser utilizado em diversos canais. Um dos mais antigos (e mais importantes) é o formato de blog. Através do blog da sua empresa, você consegue se conectar com o público alvo e possivelmente transformar os leitores em clientes, tudo isso por um baixo custo (muitas vezes, de graça).

Outro formato bastante tradicional é o modelo de banner. Sabe aqueles anúncios que você encontra nas páginas da internet? Aquilo provavelmente está aparecendo pra você baseado em seus interesses (uma forma de segmentação).

E é claro, como falamos sobre a Internet da Comunicação, não poderíamos deixar de fora as redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram são ótimos aliados na hora de se comunicar com a sua audiência.

Precisa de uma ajuda?

Acabamos de disponibilizar mais um ebook gratuito: Mídias Sociais para empreendedores. Se você quiser conhecer mais sobre a maneira com que as diferentes mídias se comportam, como criar sua marca, produzir conteúdo e mensurar resultados, não deixe de conferir o conteúdo que preparamos. Ainda tem um case de exemplo pra você se inspirar. 🙂

Quer se aprofundar ainda mais? A Descola tem um curso pra tratar sobre o tema: Mídias Sociais para Pequenos e Interessantes Negócios. Venha aprender com Flávio Vieira e o Bruno Brandão a administrar comunidades online e a planejar, criar e executar estratégias matadoras para as redes sociais. Acesse a página do curso.

O marketing digital se torna cada dia mais valioso a medida que cresce o número de pessoas com acesso a Internet. Aposte nessa vertente para alavancar seu negócio e superar as expectativas dos clientes. Aproveite e veja outras tendências do que vem por aí.