06 maneiras de manter a criatividade dentro de nós

A criatividade é uma habilidade adquirida por pessoas que se dizem curiosas e, de certa forma, até inquietas, que buscam inspiração em informações e têm a sensibilidade de percebê-las de forma diferente. Quando falamos de pessoas criativas, é comum que algumas características sejam semelhantes, por isso podemos listá-las abaixo:

• são curiosas ao extremo,
  • são persistentes,
  • são bem humoradas,
  • são independentes em seus atos e responsáveis por tais,
  • possui rápida desenvoltura em atividades,
  • fácil percepção,
  • habilidade no aprendizado.

Além disso, ainda tem a semelhança de serem grandes visionárias, já que conseguem prever as consequências possíveis de ocorrer em suas criações por erros ou imprevistos. Por isso, separamos aqui 06 maneiras de manter a criatividade dentro de nós.

#1 FAÇA LISTAS

Organizar as coisas facilita muito para que as informações e ações fluam com uma maior facilidade. Fazer lista de tarefas (To Do’s), organizar o que você deve fazer no trabalho e até mesmo fazer uma lista de um supermercado te faz ter uma visão completa da situação e te possibilita criar fora desse padrão. Uma maneira muito fácil para medir a efetividade dessa simples ação, na próxima vez que você for ao supermercado para fazer a compra da semana / do mês vá sem uma lista e anote se comprou tudo que estava querendo, quanto gastou e principalmente quanto tempo levou para comprar tudo que precisava. Na próxima compra faça uma lista e compare os produtos, tempo e dinheiro gasto, você vai se surpreender com o resultado. “Mas eu não faço compras em casa!” Esse foi só um exemplo como você pode poupar tempo e dinheiro com uma ação simples de planejamento. Agora imagine aplicar isso no seu trabalho!

#2 TOME CAFÉ

Existem muitos estudos falando que o café faz bem e mal para a saúde, mas o que pode ser um fato para todo mundo é que ele não se resume apenas a cafeína que te deixa ligado e ajuda muito na execução.

Em um desses estudos é possível entender que o café traz felicidade. Um estudo realizado por uma equipe da Universidade de Ruhr, na Alemanha, liderada pelo psicólogo Lars Kuchinke, mostrou que a bebida ajuda o cérebro no reconhecimento mais efetivo e rápido de palavras ou expressões positivas – como “amor” e “feliz” – em comparação com as negativas – como “raiva” ou “tédio”.

#3 USE PAPEL E CANETA

Faz quanto tempo que você não pega um papel e uma caneta e escreve alguma coisa? Com os computadores e os smartphones, fica cada vez menor o número de pessoas que realmente escreve em um pedaço de papel. Escrever em uma folha de papel em branco te faz pensar de forma não sistêmica, você pensa melhor na forma das letras, todos os seus contextos e te faz exercitar um lado do cérebro que estimula a criatividade. Podemos verificar uma grande procura por temas como Visual Thinking nos dias de hoje, onde as pessoas querem recuperar essa habilidade de conseguir expressar seus pensamentos de forma visual. Temos um curso na Descola que trata exatamente sobre esse tema, o curso Põe no Papel tem como função ajudar os alunos a desenvolver a habilidade de tirar as ideias da cabeça e por no papel. Entre os temas do curso estão o que é visual thinking, brainstorm, mindmap e anotações visuais. Se quiser saber mais fica aqui a dica 🙂 curso visual thinking e criatividade

#4 APRENDA A ERRAR

Torne-se um eterno iniciante, aprenda a fazer algo novo, a buscar novas habilidades (fazer cerveja, jogar basquete no parque, usar uma impressora 3D, fazer uma mesa de madeira), o importante é treinar a mente a aprender: sem prazos, sem pressão. Muitas vezes você não vai conseguir atingir o objetivo e isso não está errado, falhar faz parte do processo para você chegar a objetivos melhores. Errar faz parte do aprendizado!

criatividade steve jobs

**#5 **NÃO FAZER NADA TAMBÉM É FAZER ALGUMA COISA****

Quando você não está fazendo nada, sua mente pode vagar e seu subconsciente tem tempo para trabalhar. É por isso que o tempo livre, o ócio criativo, é necessário para deixar a criatividade acontecer: ajuda a conhecer o seu lado lúdico, e isso alimenta a mente. Deixar tarefas inacabadas no final do dia pode deixa-la mais fácil de terminar no dia seguinte, isso porque o seu cérebro continua pensando naquela tarefa, e pontos cognitivos são deixados abertos em sua mente, que podem muito bem serem fechados com novas ideias através de atividades fora do trabalho – talvez isso mude a forma de pensar sobre não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Isso fica muito claro quando lembramos de algo em momentos da nossa rotina. Com certeza você já teve a solução dos seus problemas enquanto tomava banho ou escovava os dentes. Mesmo no momento que você não dedicou para aquela tarefa seu cérebro continuou pensando em achar uma solução.

Espero que você tenha aprendido nada com esse video 🙂

**#6 **TIRE UMA SONECA****

Tirar um cochilo foi provado através de pesquisas que melhoram significativamente o desempenho e habilidades do pensamento. Se você estiver se sentindo cansado ao longo do dia e tiver um tempo para tirar uma soneca rápida, é recomendado. Sonecas são uma maravilhosa fonte de reforço mental, e reciclagem rápida. Na Espanha, e em vários países de língua espanhola, a siesta após o almoço é um hábito incorporado a vida cotidiana. Em vários países orientais também. Se quiser se aprofundar nesse assunto pode ver esse estudo feito pelo instituto francês de endocrinologia no link abaixo.

Esperamos que com essas dicas você perceba que a criatividade depende apenas de estímulos criados por você mesmo e basta praticar para se tornar cada vez mais criativo. Essas foram apenas algumas dicas de como praticar a criatividade. Se você tem outra maneira de praticar a criatividade compartilha com a gente!