Organize sua vida profissional com um Bullet Journal

Organize sua vida profissional com um Bullet Journal

A nova febre que surgiu no começo deste ano foram os Bullet Journals, um híbrido de diário, agenda e planejador. Os Bullet Journals foram criados por Ryder Carroll, digital product designer com dificuldade em aprendizado, que teve de desenvolver outras formas de se concentrar e ser produtivo. Aqui temos Ryder explicando a sua ideia:

Seu sucesso rendeu alguns livros, cursos, várias matérias e um segmento de mercado extremamente rentável.

Esse método foi rapidamente adotado pelo público DIY, que transformaram uma ideia a princípio simples em um projeto elaborado.

A partir daí, para muitos se tornou uma ferramenta quase lúdica, sem muita praticidade e que demanda muita dedicação para funcionar, mas se voltarmos para os princípios do BuJo, ele pode se tornar seu melhor amigo. Vamos listar alguns recursos dele que você pode aplicar para poder organizar melhor sua vida profissional:

1 - Tracker

Trackers são usados para monitorar hábitos que devem ser realizados com frequência. Hábitos comuns que aparecem são “arrumar a cama”, “praticar atividade física” e “dormir 8h”. Você pode adaptar esses hábitos para os que mais te interessam, como “responder emails”, “postar nas mídias sociais” e “escrever newsletter” por exemplo. Aqui estão dois estilos diferentes.

2 - Goals

Goals, ou objetivos, são páginas dedicadas para que você possa sempre acessar suas metas e relembrá-las, direcionando suas ações para que eles se consolidem. Você pode dedicar uma página inteira para um objetivo só e dividi-lo em etapas menores, para que se tornem mais palpáveis, ou dividir vários objetivos em categorias, para que você possa vê-los todos juntos. As metas da empresa para o semestre caberiam perfeitamente aí, ou um grande projeto que você está desenvolvendo.

3 - Expenses

Essa seção é dedicada para as suas despesas. Não só anotá-las, mas também planejar seus gastos e gerenciar para planos futuros, além de criar metas, semanais, mensais ou anuais. O céu é o limite… Ou seu limite no banco. Além de utilizar para sua vida pessoal, você poderia planejar gastos de uma ação ou monitorar a verba do seu departamento.

4 - Periodic tasks

Essa seção é para tarefas que devem ser feitas periodicamente, mas que não cabem no seu tracker por terem intervalos muito longos, sejam quinzenais, mensais ou até mesmo anuais, mas que, justamente por serem tão raros no seu dia a dia, podem ser esquecido com facilidade. Atualizar o estoque, limpar arquivos cache, reorganizar a agenda de contatos, mudar a senha do wifi…

5 - Matriz Eisenhower

A Matriz Eisenhower é formada por dois eixos: urgência e importância. Colocando cada tarefa que você possui em um desses quadrantes formados, você pode distribuir melhor a sua atenção, determinar um plano lógico de ação e não se sentir tão atribulado com seus deveres. Esse pode ser usado semanal ou até diariamente dependendo da sua dinâmica de trabalho.

Agora que você já conhece o gigantesco potencial de um BuJo, aplique seus recursos na sua vida e veja como tudo pode ser mais fácil e organizado!