O lugar que importa é aquele em que você está… bem!

Existem profissões inteiramente dedicadas a transformar ambientes em lugares bonitos e agradáveis, para vermos o tamanho da importância que damos a estética a nossa volta. E quando pensamos em decoração, relacionamos direto com nossas casas. Justo, válido, mas precisamos ir além.

Passamos uma média de 8 horas todos os dias no nosso trabalho. Se formos excluir as almejadas 8 horas de sono, é metade do nosso tempo acordados. Tempo demais para estar confinado em um ambiente desagradável.

Parece fútil, mas se olharmos para além da aparência, já está mais do que provado que lugares maçantes afetam negativamente a produtividade das pessoas. É incômodo, desconfortável, não flui – e nem você.

Quantos escritórios se parecem com o do Senhor Incrível?

via GIPHY

Insuportável, não?

Por isso, vemos empresas novas, ou que atuam em áreas de criatividade ou inovação, mudarem seu ambiente de trabalho, visando, talvez mais que o volume de produção, a sua qualidade.

DPZ&T

Nubank

CUBO Itaú

Além desses exemplos bonitões, tem um que a gente gosta bastante de citar: o Cubo Itaú. Recentemente, mudamos de casa e o Cubo agora é o nosso novo lar. Trabalhamos numa escola de inovação, então prezar por ambientes que inspirem a mudança e estimulem a nossa criatividade é um dos nossos pilares. E aqui estamos, num ambiente que não é só moderno, mas que traz leveza e inspiração a todos os nossos colaboradores.

Além do lugar físico, devemos expandir também a ideia de ambiente de “onde você está” para “onde você habita“, e o seu corpo se torna o maior desses lugares. É muito importante se assegurar de que os colaboradores estejam confortáveis no seu espaço. Daí surgem ideias como poder levar seu cachorro para o trabalho ou ter chopp de graça todos os dias.

Então, quando for pensar no ambiente de trabalho, seja ele para você, e principalmente para os outros, pense com carinho.

O ambiente é somente um dos 10 componentes que formam todo o Thinking Environment, uma metodologia pensada para amplificar a qualidade de pensamento das pessoas que nele estão. É um tema bem denso e ainda novo para o mercado, mas a Descola já fez um curso sobre ele para você dominar essa ideia e já aplicar na sua vida; Thinking Environment: Como criar ambientes que estimulam o diálogo e a inovação