A importância da programação como habilidade

Há tempos, a programação vem deixando de ser “coisa de nerd”, daquele pessoal que se tranca num quarto escuro com quatro telas em volta cheias de letrinhas brancas num fundo preto.

Programação não é só mais uma cadeira nos cursos de exatas.

Na verdade, programar tornou-se uma habilidade essencial para a resolução de problemas.

Assim como falamos português fluentemente, podemos aprender outras línguas: inglês, espanhol, francês… e programação! A linguagem de programação nada mais é do que a forma como conversamos com as máquinas.

Agora, pare para pensar: se precisamos falar outro idioma para compreender um estrangeiro (e estudamos muito para isso), por que negligenciamos tanto o aprendizado de linguagens de programação, já que as diversas tecnologias são tão intrínsecas em nossas vidas? Aprendemos muito sobre diversas matérias de exatas, humanas e biológicas e pouco (ou nada) sobre tecnologia.

Por que estamos deixando de lado as matérias do futuro?

Do ponto de vista técnico, a programação é basicamente uma sequência de comandos precisos e ordenados, cuja aplicação nos dá um resultado observável. É uma relação de causa e efeito: você escreve uma ordem e a máquina executa. Pode ser desde acender um LED até fazer uma conta matemática supercomplexa. Tudo depende diretamente do código que você inseriu. Muito além de saber programar, a prática da linguagem de programação nos traz mais uma habilidade: a lógica. Sabe quando você adquire fluência em uma língua e começa a pensar nesse idioma? É a mesma coisa aqui também.

Não é que você vá começar a pensar em códigos. A lógica de programação, na verdade, é uma forma de resolução de problemas. Entender as possibilidades e enxergar as consequências de cada uma delas, numa relação de causa e efeito, é um dos benefícios de aprender a programar. Você nunca mais vai pensar os problemas da mesma forma ― e vai ver como isso pode ser positivo.

Dicas do nosso CTO

Tá querendo entrar nesse mundo da programação e não sabe muito bem como? Se liga nesses sites que vão te dar uma mãozinha:

Code Academy

Uma plataforma de cursos de programação separada por diversas linguagens e assuntos. O Code Academy varia de temas introdutórios até aos mais aprofundados.

Code School

Para quem está buscando cursos gratuitos, o Code School oferece diversas opções nesse sentido. Aqui dá até para praticar diretamente na janela do seu browser.

Stack Overflow

Tem alguma dúvida sobre o seu código? Pode ter certeza que alguém também já teve esse mesmo problema e ele foi resolvido lá no Stack Overflow. O fórum é um dos maiores do mundo para programadores profissionais e entusiastas. Vai das perguntas mais simples até as mais complexas.

Tem alguma dica para quem está começando agora a programar? Deixa aqui nos comentários!