Growth Hacking: 5 ferramentas para crescer exponencialmente

Você sabe o que é Growth Hacking? Muito se fala sobre esse processo, mas o fato é que ele ainda é um mistério para muita gente que tem empresa.

O Growth Hacking nada mais é do que um processo para acelerar o crescimento da empresa de forma inusitada ou engenhosa. Trata-se de um processo com base na experimentação rápida para identificar as maneiras mais eficientes e eficazes de crescer um negócio, utilizando canais de marketing e desenvolvimento de produto.

Demais, não? Seria incrível se tudo que a gente quisesse pudesse ser medido e testado o tempo todo, para atingirmos os objetivos o mais rápido possível.

E não é só um conceito: tem muita ferramenta boa por aí para ajudar você nessa caminhada de crescimento. Se liga só:

• VWO

VWO é a sigla para Visual Website Optimizer, que é uma plataforma para testes A/B. A empresa oferece um serviço de otimização da experiência dos visitantes através de testes, sem reduzir a performance. É ótimo quando você já tem um produto consolidado e um público grande e quer testar muitas possibilidades, sem implementá-las de cara.

Empresas como Samsung, Toyota e eBay já utilizaram os serviços da VWO, que tem planos desde US$299 mensais até um pacote Enterprise com funcionalidades exclusivas.

Gráfico de resultado de testes no VWO

• Sensor Tower

Se o seu produto for um aplicativo, o Sensor Tower é uma visita obrigatória. O site mostra o número de downloads mensais de qualquer aplicativo que você quiser, além das keywords mais buscadas que levaram até o app. Por exemplo, pesquisando sobre o aplicativo de gerenciamento Trello, as palavras-chave mais encontradas são list, business e tasker, entre outras. É um site muito bom se você tiver muitos concorrentes diretos, que estão fazendo a mesma coisa que você. Vale a pena dar uma olhada em que palavras-chave eles estão aparecendo.

E essa é a parte gratuita do site, que além das pesquisas mais superficiais, também traz na sua versão paga funcionalidades como a lista em tempo real dos melhores anúncios semanais em termos de rendimento.

Visão geral do painel do Sensor Tower na versão paga

• Kissmetrics

Segmentar o seu público é uma estratégia muito boa para melhorar os seus resultados. O Kissmetrics analisa comportamentos e segmenta de acordo com essas informações, entendendo o que as pessoas fazem na sua página.

Painel de controle do Kissmetrics

• Survey Kiwi

Sabe aqueles questionários que de vez em quando você recebe? Essa pode ser uma forma de chegar a insights muito valiosos sobre seus visitantes, já que são os próprios usuários que estão respondendo por si mesmos. E para montar a sua pesquisa, a Survey Kiwi é uma das maiores empresas do ramo.

Se você já terminou algum curso aqui na Descola, deve ter respondido a uma pesquisa no final, para registrar se você gostou do material, se achou o preço bom, se indicaria o curso etc. Para criar essa pesquisa, nós usamos o Survey Kiwi.

Criação de pesquisa através do Survey Kiwi

• Moat

O Moat reúne milhões de anúncios de milhares de marcas. Basta pesquisar uma empresa e, em segundos, o site retorna diversos modelos de banners, o device para qual foi veiculado, as dimensões e até o período de tempo que o anúncio ficou ativo.

Vale muito a pena pesquisar sobre seus concorrentes, para dar uma olhada no que eles estão fazendo. Também é válido pesquisar aquelas marcas que você admira, para se inspirar e criar o seu anúncio.

Busca pelos anúncios da Zara

Muita ferramenta bacana, não é? E isso é só o começo. O processo de Growth Hacking é muito completo, passando pela etapa de listagem de ideias até a execução das estratégias.

Acabamos de lançar o mais novo curso da Descola – Growth Hacking: Estratégias de Crescimento Exponencial. A gente reuniu muita teoria, muita dica e muitas ferramentas além dessas para você fazer o seu negócio voar! Aproveita!