Encontre o melhor equilíbrio com o Flow

Encontre o melhor equilíbrio com o Flow

Manter o ritmo, disposição e principalmente o “tesão” por um projeto longo é bem difícil. As vezes ele é tedioso, outras é difícil demais e te frustra, parecia um desafio interessante mas agora já perdeu a graça ou só não te interessa nem um pouco.

Mas ele precisa ser feito, então por muitas vezes é preciso engolir o sapo e só acabar, o que pode resultar em um trabalho desleixado, que só entrega o mínimo que lhe foi pedido.

Mas então como driblar essas situações?

Mihaly Csikszentmihalyi é um psicólogo húngaro, nascido na Croácia, que graças a sua curiosidade sobre a felicidade e uma palestra sobre discos voadores, criou o conceito de Flow, um estado mental altamente concentrado. Eu poderia te explicar o que é, mas melhor ele, não?

Quando é você quem recebe a função, realmente é difícil de aplicar essa técnica, mas se você se encontra na posição de delegar tarefas, aplicar o gráfico de Flow para decidir como distribuir-las fará com que a sua equipe entregue resultados melhores, mais bem feitos e com maior complexidade e aprofundamento.

É bem difícil acertar logo de primeira, mas aos poucos, conforme você conhece os perfis que compõem a sua equipe, vê os resultados de tentativas e recebe feedback deles próprios sobre as tarefas recebidas, vai afinar o seu olhar para a distribuição de afazeres e logo terá o seu time mais produtivo e contente.

Testes de personalidade e aptidão poderão ser seu ponta pé inicial para as inferências. Aqui vão alguns que podem te ajudar:

16personalities

Guia da Carreira

Disc Personality

Vai levar tempo e um pouco de dedicação, mas com um certo empenho, e olhar afiado, você estará gerindo uma equipe incrível e tirando de todos o seu absoluto melhor.