Blockchain e a Internet das Árvores

Blockchain e a Internet das Árvores

Existe um mundo secreto além dos nossos olhos e por entre as raízes das árvores em que esbarramos por aí. Você conseguiria imaginar que as árvores da calçada da sua casa estão conectadas a todas as outras árvores do seu bairro? Pois é, elas estão.

O que parece ser uma grande floresta cheia de árvores diferentes, na verdade, é um único organismo vivo. Todas as árvores fazem parte de uma rede de vida “social” complexa, em que as árvores se comunicam e compartilham recursos entre si. Há uma troca constante de nutrientes e informações entre elas, o que permite que um lado da floresta consiga sentir os mesmos impactos do que acontece do seu lado oposto.

A rede formada pelas raízes que conectam as árvores de um ecossistema funciona exatamente como um network. A inteligência por trás do que chamamos de Internet das Árvores nos leva a questionar se as respostas que tanto procuramos na criação de novos modelos e novas tecnologias podem estar no nosso próprio quintal.

A natureza inspira o futuro.

Mas não só o da internet!

Com o crescimento da popularidade de novos modelos colaborativos, outras tecnologias surgem com a promessa de mudar mais ainda a forma como enxergamos e nos relacionamos com as coisas. Essas tecnologias estão tomando lugar na formação do futuro que, por enquanto, apenas ousamos imaginar.

Entre elas, está a Blockchain. Estamos falando da tecnologia que nasceu a partir da moeda Bitcoin e tornou possível a transação segura de criptomoedas. A tradução literal de Blockchain é “cadeia de blocos”. E é basicamente isso que ela é mesmo.

A grosso modo, cada informação – seja ela qual for (uma transação bancária, o registro do seu nascimento ou a propriedade de um imóvel) – é registrada em um bloco. Toda vez que uma nova informação é registrada, cria-se um encadeamento entre blocos, como se eles formassem uma corrente. Isso faz com que os dados registrados estejam todos interligados e impossíveis de serem alterados.

A Blockchain possui um sistema de conexão de dados muito parecido com o ecossistema que dá vida à Internet das Árvores. Vamos entender o que essas duas têm em comum?

SISTEMA DESCENTRALIZADO

A Blockchain não depende de uma central ou de um intermédio para realizar suas transações e registros, sendo assim, ela conecta dados e informações em um só lugar, um banco de dados distribuído por computadores pelo mundo. Sua transparência desperta a confiança das pessoas, fazendo da Blockchain o possível futuro das conexões.

Isso te lembra alguma coisa? Pois é, as florestas também são grandes sistemas complexos de conexões descentralizadas, que se espalham por todas as árvores e agem de forma distribuída.

AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS

Todo o sistema de controle das transações de dados que são registradas dentro da Blockchain são automatizados, assim como os processos envolvidos no desenvolvimento de um ecossistema. Essas transações funcionam da mesma forma que a troca de nutrientes e informações que acontece entre as árvores. É quase como se a própria “programação” houvesse sido inspirada pela inteligência responsável por coordenar os processos da natureza.

GESTÃO DE CONFLITOS

As transações feitas dentro da Blockchain podem sofrer tentativas de corrupção da mesma forma que diferentes ameaças podem tentar atacar plantações inteiras. Quando alguém que não pertence à rede fechada de um banco de dados tenta acessar um dos documentos registrados naquela Blockchain, imediatamente toda a rede é notificada.

As florestas possuem um sistema de gestão de conflitos muito parecido, uma vez que sempre que uma árvore é atacada, todas as árvores interligadas em rede são notificadas através de suas raízes ou do próprio ar. Algumas árvores emitem um gás quando são mordiscadas por girafas, mandando o recado para outras árvores, que começam a produzir substâncias tóxicas a fim de prevenir mais ataques.

Já podemos concordar que a Internet das Árvores e a Blockchain têm muito em comum. Mas a melhor parte disso tudo é que, por meio de comparações como essa, abrimos nossos olhos para novas possibilidades sobre o futuro. A natureza pode nos dar muitas, e talvez todas as respostas que precisamos para transformar o futuro das conexões, e isso vai muito além somente da Blockchain.

Se você tem interesse em aprender mais sobre essa tecnologia que ainda mudará o mundo, nosso curso sobre Blockchain acaba de ser lançado. Vem se preparar para o futuro com a gente.