A fórmula da Coca-Cola para investir em inovação

A fórmula da Coca-Cola para investir em inovação

Adoramos falar de inovação, pensar diferente, sair da caixa. Mas as contas tem que se pagar, e já existem fórmulas que funcionam muito bem, então para que se arriscar?

Esse é o lado não tão bonito da inovação: ela envolve risco. Falhar quando se tenta algo novo é praticamente inevitável, e tem que cair muito da bicicleta antes de conseguir pedalar, quem dirá correr no Tour de France que é o nosso mercado.

Por isso vários pequenos empreendedores fogem dessa ideia, seu risco é muito maior por não terem tanto assim para poder perder. Um joelho ralado pode custar o fechamento de contas no final do mês.

Mas não se desespere, se colocarmos um capacete e joelheiras, a queda é muito mais amena.

Agora chega de metáforas, vamos ao que interessa.

A Coca-cola utiliza um método para investir em novas formas de comunicação sem comprometer a sua estratégia sólida, assegurando bom desempenho e se mantendo à frente do mercado ao mesmo tempo. Se chama, muito criativamente, método 70-20-10.

Nele você dedica seu investimento em, 70%, 20% e 10%, e designa cada parte para uma forma de comunicação:

70% É dedicado às atividades que já dão resultado certeiro. São de baixíssimo risco, fácil execução e boa conversão, assegurando a receita da empresa.

20% É voltado para inovar as atividades que já funcionam, os 70%. Tentar um approach novo à mesma mensagem ou outro tipo de imagem de comunique a mesma ideia, quase releituras do que já é feito. O intuito é descobrir se não há uma forma ainda mais efetiva de se fazer o que já é feito, para nunca se deixar acomodar em um formato que, provavelmente logo menos, será ultrapassado.

10% É para dar a louca. Óbvio, loucas fundamentadas, ninguém na Coca-Cola vai propor comprar um jegue para auxiliar na comunicação, não sem muita pesquisa por trás pelo menos. Mas essa parcela é feita para testar ideias de alto risco, que se vingarem vão te colocar bem a frente de sua concorrência e te posicionar como um trend setter.

Essa é a prática usada para pôr em prática a grande estratégia de marketing do Content 2020. Eu poderia te explicar, mas acho que eles próprios fazem melhor:

Por mais que a Coca-Cola use focado na área de comunicação, essa fórmula pode ser levada para qualquer área que exija investimento. Então quase todas.

Agora que você já escolheu seu capacete, pode começar a pedalar sem medo. Te vejo na largada!