Veja como controlar seu tempo é fundamental para seu sucesso

Veja como controlar seu tempo é fundamental para seu sucesso

Entra ano e sai ano você não tem visto seus projetos saírem do papel? A má administração do tempo está por trás da maioria das promessas não cumpridas e dos projetos abandonados no meio do caminho, e esse é um problema mais comum do que você imagina. Só não vale usar a desculpa de sempre, aquela de que o tempo parece correr. Faça as pazes com o relógio e aprenda a controlar seu tempo com as dicas que separamos para você!

Reconheça o que não deu certo

Muitas vezes, nossos comportamentos seguem um padrão que tende a se repetir. Quebre esse ciclo! O primeiro passo é fazer uma autoavaliação. A gestão de tempo é um problema recorrente? Por que você não tem conseguido tempo para realizar suas prioridades? O que você pode fazer de diferente a partir de agora?

Foco para controlar seu tempo

Controlar o tempo significa saber usar o tempo a favor de suas atividades, sejam elas profissionais ou pessoais. Lembre-se que o dia tem apenas 24 horas e que parte desse tempo você utiliza para deslocamentos, para o trabalho e para dormir, por exemplo. Por isso não adianta definir uma infinidade de metas que não poderão ser cumpridas ao longo do dia. Quando você sabe o tempo disponível para cada tarefa do seu dia, fica mais fácil definir quais são as prioridades.

Seja perseverante

Depois de estabelecidas as suas prioridades, estabeleça também um prazo para sua execução. O plano é se inscrever em um curso de pós-graduação? Pretende voltar para a academia? Essas promessas só poderão se tornar realidade se você controlar o seu tempo. A sugestão é definir as grandes metas por meses ou períodos.

Determinação

Imprevistos sempre acontecem, mas a gestão do tempo deve permanecer. Por isso, é importante estabelecer uma disciplina para encarar as incertezas do dia a dia. Situações emergenciais exigem readaptação, apenas não deixe que esses pequenos imprevistos façam você se desviar de suas metas e responsabilidades.

Saiba dizer não

Se você se acostumou a dizer sim a todos os pedidos de chefes ou amigos, chegou a hora de mudar este comportamento. Além da má gestão do tempo, outro motivo que leva muitas pessoas a não concluírem seus projetos está no fato de que elas simplesmente não conseguem dizer não. Tudo bem ser solícito de vez em quando, só não deixe que isso se transforme em um hábito. Sem coragem para negar um pedido logo de cara? Peça um tempo para pensar e veja se você realmente tem tempo disponível. Caso verifique que existe um compromisso, peça desculpas e justifique a negativa.

Conte com a ajuda da tecnologia

É difícil para qualquer pessoa controlar o tempo guardando todos os compromissos apenas na memória. A sugestão é que você utilize alguma ferramenta que facilite sua gestão do tempo. Existem muitos aplicativos desenvolvidos com essa finalidade. Se você ainda valoriza uma boa e velha agenda, não se esqueça de deixar tudo anotado.

Otimize trabalhos e cursos com novas ferramentas

Se você mora em um grande centro urbano, provavelmente deve passar muito tempo em deslocamentos. Ir ao trabalho, à universidade e voltar para casa. Muitas vezes, perdemos facilmente 2 horas nesses trajetos. Mas, isso também pode ser otimizado! Tente mudar hábitos e marcar reuniões não-presenciais, via Skype ou Google Hangouts. Você verá como seu tempo renderá mais. Além disso, conte com nossa ajuda se o tema é educação ;). Dê uma olhada nos cursos sobre criatividade, negócios e tecnologias que oferecemos. Além de práticos, você pode fazê-los de casa ou de onde estiver.

Essas são sugestões simples que você pode incorporar no seu cotidiano e, assim, controlar melhor o seu tempo, tanto na vida profissional quanto pessoal. Os benefícios de uma boa gestão do tempo garantem mais produtividade, planejamento e controle das tarefas e objetivos. Além, é claro, de permitir um tempo livre na agenda, o que vai refletir diretamente em sua qualidade de vida.

Como você controla seu tempo? Quais são suas maiores dificuldades? Participe através dos comentários!