Tecnologia para ser mais produtivo no trabalho e na vida

Tecnologia para ser mais produtivo no trabalho e na vida

Se você é uma daquelas pessoas que acha que o dia precisa ter mais do que 24 horas, bem vindo à turma dos que precisam aprender a fazer gestão de tempo.

Mas não se preocupe, a turma é bem grande, até porque vivemos num universo que transborda informação e separar o que ajuda o seu dia a dia do que atrapalha está cada vez mais difícil.

No mundo corporativo, a produtividade de profissionais com esse perfil pode deixar a desejar. Mas será que dá para atender todas as demandas – reuniões, palestras, conferências, chamadas por voz – sem deixar as atividades rotineiras e imprescindíveis de lado?

Existem vários aplicativos, softwares e, claro, cursos online que podem ajudar a pensar em como administrar seu tempo. Neste post falaremos mais sobre eles.

Mas, o importante agora é entender que algumas questões precisam ser pensadas até para que todas as ferramentas tecnológicas disponíveis consigam te ajudar nessa missão que é gerenciar o tempo.

Primeira questão: é preciso ter foco.

Segunda: conseguir manter a concentração é imprescindível.

Terceira: o ideal é planejar (com foco e concentração) executar o o que foi pensado. E nada disso não combina com checar, a todo o momento e desnecessariamente, os e-mails, as mensagens do WhatsApp, as novas histórias do Facebook e outras redes sociais; nem com acomodação ou procrastinação.

Para tirar essas informações da teoria e levar à prática é indispensável vontade e disciplina.

Feito isso, é hora de pensar no planejamento do dia: é preciso dividir as atividades em importantes e urgentes. Ou seja, priorizar o que realmente é necessário e depositar suas energias no que foi preestabelecido por você.

Tecnologia para ajudar a gerenciar seu tempo

A mesma tecnologia que oferece mil possibilidades de distração e pode levar sua produtividade a um nível não satisfatório também trabalha a seu favor. Tudo é uma questão de foco, mais uma vez.

Existem muitas ferramentas tecnológicas acessíveis gratuitamente. O Klok é um deles – o software ajuda a manter a organização para quem trabalha com vários projetos ao mesmo tempo.

Outra opção é o Harvest, que além de ajudar na gestão do tempo, auxilia no gerenciamento das finanças.

No vasto universo dos aplicativos que beneficiam quem precisa de uma mãozinha para ser mais produtivo estão os apps Toggl, Remember the Milk, Evernote, My Time – controle de tempo, entre outros.

O Toggl auxilia no controle de tempo, possibilita ver como ele passa, calculando a duração de cada tarefa e guarda os dados em uma conta do Google. O My Time ajuda no gerenciamento de tempo móvel com as funções controle de tempo com um calendário interativo, diário de bordo, cronômetro e gravação de GPS.

Já o Remember de Milk é usado para não se esquecer de nenhuma tarefa – com o app é possível criar lista de tarefas diárias. Da mesma forma, no Evernote é possível listar atividades, o que permite organizar as tarefas e o tempo, com o diferencial de que com esse aplicativo você pode consultar sua agenda em notebooks, desktop, tablets e em smartphones, com sincronização total.

As ferramentas são para gestão de tempo, mas de quebra, para que você se torne mais organizado, produtivo e, consequentemente,saudável.

E o melhor é que quase todas são gratuitas. Basta você se apropriar delas.

Gostou? Damos uma dica final (e de ouro) para ser mais produtivo nesses tempos tecnológicos: não só economize tempo administrando melhor tarefas e sua rotina. Otimize teu tempo ao máximo com ajuda tecnológica.

Exemplos: está sem tempo de ler? Baixe um audiobook e “escute” seu livro no caminho de casa ao trabalho.

Sem tempo de fazer um curso depois do trabalho? Ora, basta entrar no nosso site e começar a aprender agora mesmo, de onde você estiver. Simples, não?

Esperamos que essas dicas ajudem tua rotina. Comente conosco se ficou com alguma dúvida ou queira acrescentar algo.