Redes sociais: vá além do básico com sua marca

Hoje, a presença nas redes sociais é essencial para qualquer marca gerenciar sua reputação. Muitas possibilidades foram criadas em relação ao marketing e relacionamento com o cliente ou público-alvo. Divulgação de conteúdo e SAC 2.0 (feito por meio da web, em redes sociais) são ferramentas que levaram a comunicação das empresas a outro patamar – sendo impossível remar contra essa corrente e ter bons resultados.

Mas, quando falamos em redes sociais para empresas, lembramos sempre das mais usadas: Facebook e Twitter. No entanto, essa comunicação pode ir além, para outras plataformas: uma empresa que tenha presença no Linkedin e Slideshare, por exemplo, pode falar com grupos de consumidores específicos, ou seja, só tem a ganhar. Conheça, abaixo, opções relevantes de redes que podem ajudar seu negócio.

O LinkedIn é a maior rede de profissionais do mundo. Ainda assim, muitas empresas ainda não utilizam a rede social para turbinar o marketing do negócio. A rede oferece funcionalidades interessantes para atingir um público de mais de 150 milhões de pessoas.

A empresa pode ter um perfil, estabelecer contatos e participar em grupos. Para aumentar o alcance da empresa, o LinkedIn permite que cada pessoa que visualiza o nosso perfil na rede pode clicar no nome da empresa onde trabalhamos e ser redirecionado para sua página. Cada funcionário, então, tem a oportunidade de promover o perfil do negócio. Além disso, as atualizações das páginas no LinkedIn permitem vincular ofertas.

A capacidade de apelo à ação na seção de produtos oferece grandes oportunidades de geração de leads. Uma enorme imagem clicável é apresentada na capa e pode ser vinculada a um determinado produto. Ou seja, pode chamar a atenção da pessoa certa e com interesse na empresa. Não perca tempo e faça já um perfil da sua empresa no LinkedIn e aproveite as funcionalidades.

Slideshare

O Slideshare é uma das redes sociais mais subutilizadas da internet. Na verdade, a rede se comporta como uma ferramenta e costuma receber mais visitas de profissionais de negócios do que o próprio Linkedin. Isso acontece porque o Slideshare é o YouTube das apresentações, ele permite compartilhar apresentações, PDFs, slides de palestras e mesmo vídeos. Tudo isso de graça, basta criar um perfil.

O Slideshare é ideal como ferramenta de captura de leads. Os slides podem ser visualizados na própria rede ou em outro site. Você pode seguir pessoas que publicam slides frequentemente e ser seguido por pessoas que gostam do seu material e acabam compartilhando os conteúdos.

O Slideshare é uma ferramenta muito atual, pois por meio dele é possível compartilhar conteúdo com apelo visual e, como sabemo, que tem conteúdo visual tem grandes chances de fazer sucesso na rede.

Incluir vídeos na estratégia de atuação em mídias sociais da sua empresa é fundamental. Para isso, o melhor canal ainda é o YouTube. Ele pode trazer diversas oportunidades de negócio. Para usá-lo de forma satisfatória, siga essas dicas: – Produza vídeos para seu canal com regularidade: invista na produção audiovisual seguindo um calendário de publicação. Muitas empresas atualizam seus canais em um determinado dia da semana. Isso faz com que o espectador assuma um hábito de procurar sua marca toda semana.

– Produza especificamente para a internet: deixe seu canal atrativo visualmente e produza vídeos exclusivos para a web. Não é necessário grandes investimentos nessa área, mas é fundamental contar com uma equipe criativa.

– Divulgue conteúdo: divulgar os vídeos em suas redes sociais e insira um botão de acesso ao canal na página da sua empresa na internet.

– Anuncie no YouTube: o momento de visualização do vídeo pelo internauta pode ser um momento ideal para capturar a atenção do espectador para a sua marca. Geralmente o espectador está em um momento de relaxamento e bem-estar. Isso faz com que ele assimile melhor o que é exposto.

Na internet, a imagem tem em poder fenomenal. Ela é capaz de despertar emoções que só o texto nunca conseguirá alcançar. O Instagram, então, é uma rede social que proporciona grandes possibilidades para as empresas explorarem as imagens.

Ela exige mais criatividade no marketing, mas traz resultados muito satisfatórios. Confira algumas dicas de como usar essa rede social na sua empresa:

– Crie hashtags de compartilhamento! Elas auxiliam na segmentação de conteúdo. Geralmente os usuários usam esses marcadores nas buscas de assuntos de interesse.

– Exiba seu cotidiano de forma e o torne interessante: uma boa maneira de fazer isso é mostrar sua linha de produção. Caso sua empresa desenvolva produtos, use o Instagram para postar fotos de cada etapa da montagem e a chegada às prateleiras.

– Integre seu no Instagram a outras redes sociais: isso é muito importante, pois sempre que você postar uma imagem, essa será compartilhada nas outras redes (como Facebook e Twitter, por exemplo). Com isso, além de manter seus perfis atualizados, o público é estimulado a acompanhar os outros canais de comunicação da empresa. Lembre-se: no Instagram, procure compartilhar momentos únicos, senão o público cansa da marca.

Importante é planejar

Os exemplos acima são algumas das possibilidades que o online oferece às marcas para se aproximarem de seu público. A empresa que fizer um bom planejamento vai conseguir alcançar resultados mais satisfatórios.

A hora é agora

Redes sociais são e continuarão sendo um tema importante para comunicação e relacionamento com clientes. Nós da Descola sempre adoramos o assunto e suas possibilidades e junto com os amigos da Riot, criamos um curso específico sobre o tema, o “Mídias Socias para Pequenos e Interessantes Negócios”. Se você se interessa pelo tema, confira o curso e seu conteúdo.

Claro, não deixe de compartilhar conosco sua impressões (sobre o curso e o post) nos comentários.