Entenda como a metologia Lean pode ajudar no seu novo empreendimento

Entenda como a metologia Lean pode ajudar no seu novo empreendimento

A metodologia Lean, criada pelo americano Eric Ries, vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e já é um dos métodos mais populares na criação e gestão de startups no mundo. A metodologia Lean oferece uma abordagem científica, promovendo de forma sistemática a participação de empresários no desenvolvimento de novos produtos, fornecendo respostas sobre como configurar sua inicialização e quais devem ser os passos seguintes para crescer e obter sucesso.

Muitas pessoas levam um longo tempo aperfeiçoando seu produto ou serviço antes de lançá-lo no mercado. Porém, a metodologia Lean ensina que é preciso testar a ideia com potenciais clientes ou usuários para obter um feedback e ajustar o produto/serviço de acordo com esse retorno. O método funciona como um ciclo e possui quatro importantes pilares, que serão explicados a seguir:

Build (construir)

Nesta fase, o objetivo de uma startup deve ser construir ou desenvolver o produto, de forma mínima, com a finalidade de testar uma série de pressupostos ou a hipótese formulada, o mais rápido possível. O primeiro passo é projetar, construindo os detalhes do experimento de forma a entender como tudo vai se encaixar, depois de uma coleta de dados de fontes confiáveis e acionáveis. Após isso, é possível construir o experimento da menor forma possível (produto mínimo viável) e depois executá-lo, através da realização de entrevistas e questionários ou protótipos para teste.

Measure (medir)

A segunda fase envolve a medição dos resultados obtidos a partir da experiência que foi feita durante a fase da construção. Nesta etapa, é preciso analisar os dados obtidos, buscando perceber o que eles implicam para a hipótese. Depois, deve-se organizar os dados de forma que sejam facilmente compreendidos e apresentá-los da forma mais convincente possível.

Learn (aprender)

Esta é a etapa onde serão tomadas decisões com base nas medições acumuladas. É hora de decidir se é possível prosseguir com os objetivos ou se é necessário mudar alguns ou todos os aspectos da estratégia de produto. Depois disso, é preciso documentar o que aprendeu e compartilhar. Nesse momento, deve-se questionar qual foi o conhecimento obtido e quais devem ser os próximos passos.

Repeat (repetir)

Como todo ciclo, pode haver a necessidade de voltar às etapas anteriores e repeti-las, dependendo dos resultados e conclusões do processo. O processo de repetição de uma ou mais ações também é chamado de iteração, que é a oportunidade de refinar as soluções e poder torná-las melhores.

A metodologia Lean resume-se nesse ciclo de feedback, que tem como objetivo transformar as incertezas, suposições e riscos em conhecimento, que poderá guiar as ideias no sentido do progresso. De forma resumida, o ciclo consiste em construir um produto, apresentá-lo a potenciais clientes, medir suas reações e comportamentos, aprender com isso e usar esse aprendizado para construir algo melhor, depois repetir a operação até chegar a um produto que agrade totalmente aos clientes.

A principal vantagem da metodologia é a possibilidade de economizar investimento, já que o produto/serviço só será executado após a resposta do público e tempo — o processo de build-measure-learn-repeat deve ser feito o mais rapidamente possível.

Restou alguma dúvida sobre o assunto? Tem algo a acrescentar? Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários!

Leitura Recomendada: lean_startupComo os empreendedores utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas Na vanguarda do empreendedorismo do século 21, Eric Ries criou uma abordagem revolucionária para a administração, que gerou um movimento que está transformando a maneira como os novos produtos são criados, desenvolvidos e lançados. Esses princípios se aplicam a todos aqueles que procuram construir produtos verdadeiramente novos sem desperdício, que podem ser utilizados tanto por startups de empresas de garagem quanto por inovadores presentes nas grandes empresas. Ries, que é empreendedor residente na Harvard Business School, também define desperdício como “toda atividade que não contribui para se aprender a respeito dos clientes”. Trazendo histórias da vida real e lições aprendidas de algumas das empresas mais dinâmicas da atualidade, o autor descreve um plano para que cada um possa executar os princípios fundamentais da startup enxuta em qualquer projeto.