Descubra a importância das mídias sociais para o seu negócio

Um assunto como esse merece uma definição bem clara: nenhuma empresa que busca se consolidar ou ampliar sua estrutura pode deixar de utilizar as mídias sociais. Isso é fato fundamental e, inclusive, indiscutível.

Por mais alheia à internet que uma pessoa possa estar, ela indiretamente irá consumir temas que se originaram na rede. Emissoras de televisão, rádio e jornais, além de estarem presentes nas principais mídias sociais também se pautam por assuntos online.

Como verá a seguir, as mídias sociais são um investimento com retorno quase que instantâneo para qualquer negócio, e podem ser melhor compreendidas com essas quatro palavras terminadas em “idade”. Veja só:

Quantidade

A cada minuto, milhares de pessoas no Brasil (para delimitar uma região) se conhecem, conversam, trocam opiniões, sugerem produtos, questionam serviços, dão seus pareceres etc. E o mais incrível: de graça — ou quase, se for contar custos com internet e energia elétrica. Ou seja: muitos são alcançados com pouco.

Para o empresariado, se for contabilizar na mídia tradicional a amplitude do contato dos usuários com seus produtos ou serviços, os custos são excessivos. Afinal, como prospectar simultaneamente clientes do Norte e do Sul do país a um custo irrisório?

Interatividade

Por ser um canal direto, com baixo prejuízo na comunicação, uma rede social tem sua qualidade reforçada pela interatividade que proporciona. Não apenas os usuários/consumidores conversam entre si, mas também o gestor do negócio, que pode fomentar uma relação que permite agradecer o feedback positivo (esse contato é muito importante) ou corrigir o que está errado.

Nesse ponto, vale uma ressalva: como nem tudo são flores, o gestor deve criar uma espécie de “política de uso” da rede social, assim, quando um comentário for desagradável, deve definir se responderá “em cima” da opinião ou irá somente omiti-la.

Velocidade

Essa característica é a que salta aos olhos quando se discute mídia social. Um dos principais motivos de sua importância nos negócios, a velocidade com que informações e opiniões são disseminadas torna a rede uma arma para salvar ou prejudicar o negócio.

Não é exagero o empresário contratar uma empresa especializada para fazer o monitoramento das informações: assim terá relatórios sobre ações positivas e negativas que possam surgir sem ser pego de surpresa quando determinado assunto ou comentário já tiver sido espalhado. O importante, nesse caso, é responder — ou, pelo menos, tentar — com a mesma velocidade com que as situações acontecem, e sozinha a empresa não conseguirá fazê-lo.

Facilidade

Por serem fáceis de manusear, as mídias sociais acabam se tornando convidativas para qualquer pessoa, independentemente de idade, gênero e classe econômica. A facilidade também garante a democratização, como se cada opinião fosse um voto em uma eleição: tem uma força individual que deve ser respeitada. A facilidade promove a horizontalidade das ações, simplificando a comunicação.

A presença do quarteto “idade” reforça a importância das mídias sociais em qualquer negócio. A comunicação é um instrumento fundamental, que deve ser levado a sério, não importando a plataforma que é usada. Porém, como pode verificar, pelas características apresentadas as mídias sociais podem ser, por si só, a salvação, a consolidação ou o enterro de qualquer negócio.

Nós da Descola não só acreditamos nas mídias sociais, como buscamos compartilhar conhecimento sobre o tema com o maior número de pessoas possível. Criamos nosso curso “Mídias Sociais para Pequenos e Interessantes Negócios” especialmente com esse intuito. Um panorama completo para todos aqueles que buscam saber mais sobre o universo de social media. Veja e nos conte o que achou!