A importância do design para as startups

O sucesso de toda empresa e, principalmente, das startups, depende do seu poder de sedução junto ao público, que deverá se identificar e apostar na ideia apresentada. Entretanto, nos dias de hoje, não basta apenas uma ideia bacana, um produto útil e inovador e uma campanha de marketing impecável: é preciso ainda ter um design funcional e muito atrativo.

Para que o público se converta em consumidor, cliente ou usuário da startup, a empresa deve oferecer não apenas um produto específico, mas prezar pela própria forma como esse produto e até mesmo o próprio negócio são apresentados, para que a startup vença todas as dificuldades inerentes a esse tipo de empreendimento e consiga se estabelecer no mercado como referência.

E é aí que se encontra a causa para o sucesso de muitas startups atuais, bem como para o fracasso de outras. Reconhecer a importância do design é uma atitude crucial para as startups, que não devem vê-lo apenas como um recurso acessório, mas sim como uma das condições de possibilidade do seu crescimento. Entenda, a seguir, como o design pode fazer toda a diferença em uma startup:

Forma também é conteúdo

Quando escolhemos um produto em uma loja olhamos não apenas para seu preço, sua utilidade, mas também para sua estética: a forma como ele foi concebido.

Pensemos nos smartphones: por que será que a Apple faz tanto sucesso com seus iPhones e iPads, enquanto, no mercado, podemos encontrar produtos com a mesma utilidade por valores menores? Uma das respostas principais está no design dos produtos dessa marca, que determina não apenas a forma física dos seus aparelhos (o que envolve tamanho, peso, dimensões, material), mas também a interface de seu sistema operacional, que preza pela funcionalidade e por uma estética moderna e consistente. Não é difícil notar que a Apple vende não apenas produtos, mas um estilo de vida e uma senha para que seus consumidores se reconheçam entre si, o que, em grande parte é proporcionado, pelo design.

Na Descola temos uma máxima, não desenvolvemos uma formula mágica ou temos uma patente ou algoritmo inovador pra criação dos cursos, apenas entendemos que para criarmos cursos online não basta gravar um conteúdo e jogar na internet, é preciso se preocupar com a forma e isso vai desde a criação do roteiro, linguagem, gravação, edição até mesmo no ebook do curso.

A forma como a startup se apresenta

Além da importância do design para os produtos oferecidos pelas startups é necessário falarmos também da importância do design em relação à sua própria apresentação.

Como a startup se apresenta? Como é a sua logomarca, o seu site, a estrutura de seu escritório? O design diz respeito a isso tudo, e pode antecipar muitas das impressões ao público, que mesmo sem ter tomado conhecimento do seu produto, é capaz de formular juízos logo no primeiro encontro com a marca.

Sendo assim, é importante que a startup se apresente através de um design coerente com seus valores e mercado de atuação, envolvente e convincente, que chame a atenção e desperte curiosidade, para que, assim, o futuro cliente se sinta tentado a ver o que está por detrás da marca e da primeira apresentação.

Além disso, como o cliente irá confiar em uma empresa cuja apresentação é descuidada e pouco atraente? A má impressão nesse primeiro encontro pode fazê-lo duvidar da competência e da qualidade do que ela oferece.

Nós na Descola, constantemente nos preocupamos com isso (talvez porque a maioria dos sócios seja publicitário) e fazemos alterações e testamos cada vez mais alternativas para deixar nosso produto mais atraente. Recentemente lançamos novas features com uma importante mudança na plataforma onde nossos cursos são assistidos que são sutis mas ajudam e muito a assistir os cursos. Esse post poderia ser muito mais longo contando um pouco da importância do User Experience e como isso é fundamental para saber o que os usuários acham da sua marca, mas deixaremos isso para um futuro post.

SÉRIE RECOMENDADA

shark-tank-descolaShark Tank

Shark Tank é uma série de game show norte-americana, que mostra empreendedores que vão ao programa apresentar as suas ideias de negócio a potenciais investidores a fim de obter destes financiamento.

Entendeu agora a importância do design para as startups? Você conhece outros exemplos de empresas cujo design impulsionou seu sucesso? Conte para a gente nos comentários e, caso tenha ficado interessado no assunto, não deixe de conferir nosso curso sobre a importância do design e como aplicá-lo no dia a dia