A importância de falar bem em público

Eu nunca fui um cara que falava bem em público. Sempre tive uma mistura de medo e vergonha quando tinha que expor para muitas pessoas o que eu estava sentindo, pensando ou mesmo respondendo. Quando alguma dessas situações acontecia eu tinha um pavor só de imaginar: “O que as pessoas vão achar de mim”?

Eu era a árvore na peça de teatro, o cara que nunca levantava a mão pra responder a pergunta do professor. O cara que fazia o trabalho mas na hora de apresentar era quem apertava o botão do próximo slide.

Mas aí a gente cresce e começa a ver que é preciso enfrentar esse medo pra encarar a vida de frente. Praticamente todo grande momento da nossa vida passa por saber falar bem em público.

Como conseguir o primeiro estágio se você não consegue se sair bem em uma dinâmica de grupo?
Como ser promovido se você não vai bem nas apresentações em reuniões importantes?
Como empreender se você tem medo de subir ao palco e apresentar sua ideia para as pessoas, clientes e investidores?

Foi uma luta dura de ser lutada. Porque não se trata apenas de treinar, de ter força de vontade ou determinação. Para você se tornar um grande orador, apresentador, interlocutor ou só o cara que levanta a mão para responder a pergunta na sala de aula, você precisa perder seu medo.

Perder 100% do medo é uma tarefa impossível, mas a boa notícia é que é possível aprender como diminuir esse medo, como saber lidar com ele no seu dia-a-dia e controlá-lo.

Transforme o pavor, aquele sentimento de não conseguir falar nada, a boca seca e a tremedeira por um leve frio na barriga (ok, as vezes não tão leve assim), em algo controlável e que, ao invés de te atrapalhar, acabe ajudando a você manter o foco e determinado a fazer a melhor apresentação da sua vida.

Você deve estar se perguntando: “Mas como eu vou perder o medo de falar em público?”

O ser humano costuma a ter medo do desconhecido, então vamos tornar o fato de falar em público tão próximo de você que você vai diminuir muito esse medo. Mas para isso você vai precisar se preparar.

Aprendendo técnicas, táticas, ferramentas e exercícios você vai perceber que apresentar não é tão ruim assim. Na verdade é bastante provável que ao final de duas ou três apresentações de sucesso você passe a gostar bastante de estar no palco.

Vamos dividir algumas dicas nesse post:

Claro, essas foram apenas algumas dicas que vão te ajudar a falar melhor em público. Mas se você quer realmente desenvolver essa habilidade, você vai precisar se aprofundar.

E é justamente pra isso que nós da Descola chamamos o grande Augusto Uchoa para criar um curso imperdível:

Discurse: Você pode falar bem em público

O Augusto é um cara incrível. Além dele ser um ex-tímido (como eu), ele trabalhou na Globo com criação de roteiros para programas, deu aulas, consultorias, faz treinamentos, coaching e palestras. Tudo que ele fez na carreira fazem com que ele seja a pessoa certa para fazer esse curso.

De um jeito leve e informal vamos trazer técnicas, ferramentas e exercícios para que você desenvolva essa habilidade de falar bem em público.

Tá curioso pra saber mais? Então vem com a gente. Vamos transformar essa curiosidade em habilidade.

Comentar