A ilusão do iceberg: o que há por trás do sucesso?

A ilusão do iceberg: o que há por trás do sucesso?

Há uma aura em torno do sucesso. Acreditamos que quem chegou lá teve sorte ou trilhou um caminho exato para estar onde está. Mas não é bem assim que funciona. Existem muitos outros fatores envolvidos que formam o alicerce do sucesso. Você provavelmente já deve ter visto o iceberg do sucesso.

Existem muitos fatores que as pessoas não veem no sucesso, principalmente aquelas que acompanham a sua jornada de longe. Se você está nesse caminho, com certeza vai se identificar com algumas dessas partes do iceberg que os outros não enxergam:

Iceberg Illusion

Persistência

Quando você coloca a mão na massa em busca do sucesso, já sabe logo de cara que não vai ser fácil. Será necessária uma boa dose de persistência e paciência para aguentar os socos na cara que a vida vai te dar, e ainda assim, seguir em frente em busca dos seus objetivos.

Fracassos

Todo mundo falha. Os maiores nomes do mundo já falharam em algum momento de sua trajetória. A história de como a Apple foi fundada, tendo o próprio Steve Jobs expulso dela, é um ótimo exemplo para você se lembrar. Nem tudo são rosas, e muitas, muitas vezes, as coisas não vão dar certo.

Sacrifícios

É preciso fazer escolhas o tempo todo quando você está buscando o sucesso. Muitas vezes, você vai ter que abrir mão de uma coisa ou outra, de momentos de lazer, para trabalhar no seu projeto ou para estar presente numa conferência. Pense naqueles colegas que abandonaram seus empregos estáveis para ir em busca do seu sonho. O sucesso sempre vem com algum tipo de sacrifício.

Desapontamentos

Esse é o sentimento que geralmente vem depois dos fracassos, e também depois de todas essas etapas para o sucesso. Você lança um novo produto, mas ele não se torna um sucesso. Você está prestes a criar um novo recurso para o seu serviço, mas não consegue avançar no desenvolvimento. Muita coisa pode te colocar para baixo, mas você precisa saber que a decepção faz parte do jogo. Não se deixe abalar.

Bons hábitos

Para que tudo dê certo, os bons hábitos são a “cola” para o sucesso. É o que junta tudo para as coisas darem certo no final. Essa é uma das partes mais difíceis do sucesso, que pode exigir muito de você. Os bons hábitos podem ser adquiridos através de uma rotina equilibrada e saudável. Depois que você consegue lidar com as situações rotineiras, até mesmo aquilo que está fora do seu repertório pode ser resolvido de forma rápida com os bons hábitos.

Trabalho duro

Nada acontece da noite para o dia. Uma ideia solta e aleatória não é suficiente para o sucesso. Você vai precisar trabalhar muito e correr atrás para alcançar qualquer coisa que seja. Todas as histórias de sucesso envolvem trabalho duro, cavando fundo para encontrar soluções para os problemas.

Dedicação

Nada disso pode acontecer se não houver uma dose generosa de dedicação. As noites em claro farão parte sua vida e é preciso se dedicar a cada detalhe. Nada vem fácil. A dedicação é a base para todo o trabalho duro, os bons hábitos, os sacrifícios e a persistência.

Precisamos estar sempre focados em nossos objetivos. O sucesso não acontece da noite para o dia e há uma porcentagem muito pequena de sorte nisso tudo. No fim, o que conta mesmo são esses fatores que ninguém vê, que compõem a ilusão do icerberg e nos levam pelo caminho do sucesso.