5 formas de aprender uma nova habilidade online

5 formas de aprender uma nova habilidade online

Quantas vezes você já deu play no último meme da internet? Curtiu ou compartilhou a piada da vez? Temos muito que agradecer à internet por proporcionar esse conteúdo tão rápido e tão diverso, que faz com que nosso dia a dia seja mais leve. Mas e se você também aproveitasse as vantagens da web para colocar suas ideias em prática?

Não estamos falando só sobre produção de vídeos: você pode utilizar a web para aprimorar capacidades técnicas, aprender uma nova língua, complementar estudos ou até mesmo desenvolver um hobby. As vantagens são gigantes. Veja algumas formas para começar agora seu aprendizado online!

1. Assista a vídeos

Hoje em dia, existem vídeos sobre qualquer assunto, e os que mostram o passo a passo para fazer algo são cada vez mais comuns.

Um exemplo: se você sempre quis aprender a tocar um instrumento, mas falta dinheiro ou tempo, a web é uma ótima opção, pois vários músicos disponibilizam vídeo-aulas gratuitamente, desde os passos mais básicos até acompanhamentos mais elaborados de músicas conhecidas.E o melhor é que você pode acompanhar vários músicos e aprender técnicas diversas até encontrar uma que se adapte melhor ao seu jeito.

2. Veja tutoriais

Você costuma usar o Pinterest? Experimente buscar nessa página pela expressão “DIY”, ou “Do it yourself”. Você se surpreenderá com a quantidade de possibilidades que mostram como fazer, você mesmo, produtos diversos.

São várias as opções que te ensinam desde redecorar a casa, fazer objetos para ambientar uma festa, customizar roupas e acessórios a até consertar seu computador. Além de se divertir com o processo, você passa a ser mais sustentável e pode customizar diversos itens do seu dia a dia.

3. Acesse streamings

Se a sua praia é mais teórica, você pode encurtar as distâncias ao assistir palestras online sobre os mais diversos assuntos. Além das opções que canais como os do Youtube oferecem, muitos eventos e conferências disponibilizam seu conteúdo em tempo real por meio de streaming.

Fique de olho no site e nas redes sociais dos institutos ou festivais que você gosta e não perca a chance de acompanhar, mesmo de longe, especialistas de todo o mundo.

4. Fique online no Skype

Nada melhor do que compartilhar o seu conhecimento com outras pessoas, não é? Uma das opções é trocar aulas, o que acaba acontecendo, muitas vezes, com idiomas.

Você é fera no inglês mas não sai do bonjour no francês? Ofereça aulas de conversação em troca de um reforço na língua que você não domina. Muitos grupos nas redes sociais facilitam esse contato. Além de conhecer gente nova, você aprimora seus conhecimentos sem ter que sair de casa!

5. Inscreva-se em cursos online

Uma ótima opção para quem tem uma agenda complicada e precisa de flexibilidade, os cursos online podem oferecer a certificação necessária para complementar o seu currículo: aquela vaga que você está de olho exige habilidades no Photoshop? Está pensando em aprimorar o que já sabe de PowerPoint, pois usa essa ferramenta com frequência no trabalho? Quer saber como vender melhor aquele seu projeto pessoal?

Aproveite as plataformas de ensino online para tirar da frente dificuldades que impedem o seu desenvolvimento. Além de serem opções menos dispendiosas, os cursos virtuais podem ser acessados de qualquer lugar e facilitam a consulta ao material de trabalho.

Já aprendeu alguma coisa na internet? O quê? Como? Conte para a gente nos comentários, estamos curiosos para saber o que as pessoas vêm aprendendo pela web!