4 passos para criar a identidade da sua marca

Se você tem o seu negócio ou está envolvido com um, provavelmente já ouviu falar sobre identidade de marca. Mesmo que você não esteja próximo às pessoas que lidam com isso na empresa ou que não tenha nenhuma afinidade com o assunto, você sabe que o poder de lembrança das marcas é decisivo na hora da compra e diz muito sobre o comportamento do consumidor.

Não entendeu muito bem? Pois pense no Itaú. Já vem aquele laranja na cabeça, né? No Nubank, logo lembramos do roxo do cartão e da sua comunicação como um todo. E o McDonald’s? Vermelho com arcos amarelos!

A identidade da marca é aquilo que traduz seus valores, objetivos e paixões. É a forma que você fala com o público e como se comunica visualmente com ele. É muito mais do que um design bonito: é tudo aquilo que a empresa é e tudo que ela faz, reduzido às formas que se comunica com o cliente. É muito mais do que só estética e questão visual. É o “jeito” da marca.

Pensando num contexto globalizado em que as redes sociais fazem parte do nosso dia-a-dia, ter uma identidade de marca forte é um pré-requisito para ter sucesso e ser lembrado.

E como fazer isso?

Existem alguns pontos que podem guiar você nessa jornada criativa – são os 4 pilares da identidade da marca.

1. Diálogo

É a forma que você fala com seu público. Se são jovens, você pode usar gírias e fazer alguns trocadilhos descolados, pois essa é a forma que eles se comunicam entre si. Caso o seu negócio seja voltado para um perfil mais maduro e profissional, você precisa acompanhá-lo também.

O importante é conhecer as pessoas com que você vai falar, para ser o mais próximo possível deles e gerar uma sensação de intimidade. Veja como a Trident conversa com o seu público, majoritariamente composto por jovens:

Trident

2. Imagens

Uma imagem vale mais que mil palavras, né? Outro fator de extrema importância, além da linguagem, é manter um padrão de qualidade nas fotos e nas artes que postar.

Visualmente, fica muito mais bonito quando você adota um padrão para a disposição dos elementos, o tamanho, a orientação (retrato ou paisagem) etc. Lembrando que você deve sempre optar por imagens de alta resolução, e caso precise redimensioná-las, deve manter a proporção original, para não ficar tudo distorcido.

Olha que bonitão o Instagram da Nike. As fotos não mostram só os produtos, mas todo um estilo de vida criado em torno da marca. Isso é muito mais efetivo na hora de vender, pois o público hoje não compra mais só um tênis. Ele compra o estilo, o posicionamento e as atitudes da marca.

Nike

3. Formato

Fotos, GIFs, vídeos, snaps… Qual o formato que o seu público gosta mais? Se você ainda não sabe, vá testando qual tem mais engajamento nas suas redes sociais. Quando chegar a uma conclusão, invista nesse formato para ficar ainda mais próximo dos seus clientes.

A Coca-Cola aposta em vídeos curtos no Instagram:

Coca-cola

4. Design

Outro fator que valoriza muito visualmente o seu negócio são os elementos gráficos que o compõem. Cores, formas, fontes, logo, tudo tem um peso muito grande na hora de se firmar no mercado. Quais as cores que representam o seu negócio? Qual fonte traduz melhor a sua intenção com determinada publicação?

Tudo depende das especificidades do seu negócio. A Forever 21, por exemplo, optou por utilizar tons pastéis em seu Instagram, dando um efeito mais clean à pagina.

Forever21

Se a sua página precisa de uma imagem mais sóbria, você pode escolher tons mais escuros, por exemplo.

Outra parte importante do design é tomar cuidado com o excesso de exposição do seu logo. Até dá para colocar uma marca d’água pequena, mas nada exagerado. Afinal, a usuário já está na sua página! 🙂

Curtiu as dicas? Precisa de mais para vender nas redes sociais e alavancar a sua marca? Dá uma olhada no curso Venda Mais: A fórmula para vender nas redes sociais. Eduardo Carvalho vai ensinar tudo que você precisa saber para criar uma campanha de sucesso, desde a criação de conteúdos relevantes até a mensuração dos resultados.