Quais as principais características de um empreendedor de sucesso?

Quais as principais características de um empreendedor de sucesso?

Uma ótima ideia e dinheiro sobrando para iniciar o próprio negócio não são sinônimos de sucesso. Sem preparo, os aventureiros podem desperdiçar muito dinheiro e energia.

Alguns empreendedores podem até nascer com a maioria das características necessárias ao sucesso. Outros, podem buscar formas de se capacitar para despertá-las e desenvolvê-las. O fato é que sem elas você terá menos chances de levar seu sonho adiante, gerar realização pessoal e rentabilidade para seu negócio.

Mas então que características são essas? Listamos a seguir.

Iniciativa

A característica mais comum de um empreendedor é a iniciativa. Ele tem a capacidade de identificar lacunas no mercado que muitos empresários bem-sucedidos não conseguem enxergar porque estão preocupados com seu negócio. A iniciativa é o primeiro passo, mas precisa estar alinhada a outras características. Ela não resolve tudo.

Planejamento

A capacidade de planejamento é uma característica muito forte em um empreendedor de sucesso. Ele vai estabelecer metas e monitorá-las com frequência. É fundamental projetar o seu empreendimento por meio de um plano de negócios e consultá-lo sempre que o rumo da empresa ameace sair dos trilhos.

Paixão

Um empreendedor de sucesso apaixonado por patins não vai se meter a vender celulares. Ele vai abrir uma loja para vender patins, ou desenvolver um aplicativo para reunir os patinadores espalhados pela cidade. De um modo ou de outro, ele vai pensar em algo para aliar sua paixão ao seu negócio, porque aquele hábito ou aquela área de atuação não trazem cansaço e esgotamento para ele.

Confiança

A maré está indo para o outro lado e o futuro empresário ouve todos dizerem que sua ideia não vai dar certo. Um empreendedor de sucesso tem a confiança e o conhecimento necessários para acreditar na sua ideia e no seu negócio. Ele consegue, ainda, transmitir confiança e motivação para toda sua equipe.

Liderança

Envolver pessoas numa ideia inovadora não é uma missão das mais fáceis. Como convencer alguém a acreditar em algo que nem sequer existe? Um empreendedor tem a liderança capaz de vencer esse desafio. Possui caraterísticas de líder, é capaz de conquistar a admiração de sua equipe e envolvê-la no projeto.

Perseverança

Em alguns momentos é possível que algo não saia como previsto. Isso pode ocorrer por fatores internos, como problemas no planejamento, e externos, como crises no ramo de atividade ou na economia do país. Um empreendedor não perde a perseverança no seu negócio. Ele sempre acreditará na volta por cima e no sucesso da sua ideia.

Eficiência

Uma startup geralmente tem menos recursos disponíveis para se manter. Isso não é necessariamente um problema. O empreendedor sabe gerir seus recursos e evitar os desperdícios comuns de uma multinacional, que não enxerga mais seus “pequenos grandes” gastos. Em outras palavras, um empreendedor sabe fazer mais com menos.

Rede de contatos

Um empreendedor raramente se sente esgotado em correr atrás do seu sonho. Ele está sempre investindo em capacitação e mantém uma vasta rede de contatos. Está presente em cursos, palestras, seminários e possui mentores. Se desenvolve, tira dúvidas e se antecipa às novidades.

E você, já tem sua ideia mas não sabe por onde começar a transformá-la em realidade? Leia esse outro artigo e saiba como!