A diferença entre ideias e ideias que vendem

Você já teve uma ótima ideia em seu trabalho ou negócio, mas não conseguiu vendê-la como esperava?

Muito provavelmente foi porque você não deve ter conseguido passar a sua mensagem da forma adequada.

Isso não quer dizer, no entanto, que valha a pena se desistir dela, não mesmo: tudo o que você precisa é aprender como construir uma apresentação que gere o resultado esperado.

Na verdade, há até mesmo ideias que vendem muito apesar de nem serem tão boas assim.

Montar um bom conteúdo realmente não é muito fácil. É preciso arquitetar bem a sua estrutura de forma a realçar os pontos certos e atrair a curiosidade para o resto. Mais ou menos como um prato “gourmet”, primeiro você deve atrair o olhar, despertar a gula, para depois seu cliente experimentar o paladar – e aí sim, ver como o seu produto é saboroso.

Com uma apresentação acontece mais ou menos a mesma coisa, não basta você colocá-la verbalmente, o ideal é que você arquitete seu conteúdo de forma que ele tenha, além de um texto relevante e bem escrito, imagens que ilustrem os pontos e plantem informações visuais na mente do cliente.

Montar cada ingrediente com técnica e imaginação criará um diferencial que fará a seu produto vender muito mais.

Aprenda a dar relevância ao que realmente é importante

Quando começar a montar sua apresentação, comece separando o joio do trigo para poder dar mais relevância aos pontos que realmente são importantes.

Você já deve ter ouvido alguém falar ou leu em algum lugar que uma boa imagem vale mais do que mil palavras. Então é isso aí, use-as com sabedoria.

Você deve usar o conteúdo visual para melhorar o contexto, e para isso os slides são ferramentas extremamente eficazes, desde que você saiba montá-los.

Por exemplo, você deve saber o que colocar na fala do apresentador (ou seja, a sua) e o que colocar no slide de forma que eles se complementem e não sejam redundantes.

Além disso, pode ser que você precise montar um slide complexo e aí é preciso muita atenção para organizar suas ideias e não deixá-lo confuso.

Quer saber mais sobre arquitetura de apresentação agora mesmo? Simples: veja o nosso Curso de Arquitetura de Conteúdo.

Nosso material foi pensado justamente para que você melhore sua experiência de apresentação e assim, venda melhor suas ideias.

Em apenas 45 minutos de aula você aprende a construir slides eficientes a partir do zero, como melhorar uma apresentação através de imagens, a escolher essas imagens e a destacar os aspectos mais importantes, fica a par de cases de sucesso e ainda troca ideias no Facebook com referências da área sobre as tendências do design de apresentações.

Captura-de-Tela-2015-05-04-as-20.41.14

Separar apenas o que é necessário e relevante: um caminho certo para o sucesso.

Para se fazer entender, não é preciso falar ou mostrar muito.

Mesmo quando o assunto é complexo, há maneiras de pinçar os principais aspectos do tema para que eles se destaquem na mente do seu cliente, criando uma hierarquia que atrai a atenção para o que realmente interessa.

Claro, a prática é essencial. Não é na primeira, nem na segunda tentativa que você terá montado a melhor apresentação da sua vida. O segredo é a constância, a busca de novas referências e aprender com os próprios erros.

Sem dúvidas, com persistência e técnica, suas ideias terão tudo para vender. Se você tem alguma sugestão ou dúvidas sobre o tema, deixe um comentário abaixo.