7 maneiras como os cursos online ajudam na atualização profissional

7 maneiras como os cursos online ajudam na atualização profissional

Quanto tempo por dia você passa conectado? E se você dedicasse algumas dessas horas para investir na sua carreira? Os cursos online ampliaram as possibilidades no cenário da educação, tornando mais acessível a especialização e a atualização de quem está no mercado de trabalho e tem pouco tempo para se dedicar aos estudos.

Listamos sete motivos para você fazer sua matrícula em um curso à distância o quanto antes!

1. Grade horária flexível

Imagine que, justo no dia em que aconteceria uma das aulas mais importantes do curso, uma reunião te pegou de surpresa e atrapalhou os seus horários. Ou, então, você quer estudar sem ter que deixar o futebol das terças à noite de lado. Com os cursos online, você pode montar sua grade conforme desejar, equilibrando as aulas e as tarefas de acordo com a sua rotina.

2. Aproximação com especialistas de qualquer lugar

Há quem diga que o principal problema dos cursos online é a falta de contato pessoal. No entanto, o que pouca gente sabe é que a internet pode aproximar as pessoas e diversificar suas experiências profissionais. Quando, por exemplo, você teria a chance de aprender sobre turismo ecológico com alguém do pantanal? Ou então ter um colega de sala argentino, que troque com você experiências de mercado? Na Descola todas essas oportunidades estão à distância de um clique.

3. Fácil acesso ao material

Nos cursos online, não tem perigo de você esquecer os livros em casa: o material costuma estar disponível na própria plataforma, permitindo que você o acesse de qualquer computador, na hora mais conveniente. Além disso, com o conteúdo estruturado online, é mais fácil buscar referências extras ou fazer buscas adicionais ao programa. Aproveite os hyperlinks indicados pelos professores!

4. Custos reduzidos

Além da praticidade, que diminui os seus custos indiretos com transporte e alimentação, os cursos online costumam ser mais acessíveis para o seu bolso, com a mesma carga horária de um curso presencial.

5. Múltiplas possibilidades

As plataformas de educação online oferecem cursos dos mais diversos temas, e, já que o preço é facilitado, é retomada a sua chance de aprofundar aquele hobby que andava já um pouco esquecido. Isso não quer dizer que o aprimoramento profissional fique comprometido.

Estudar matérias que, a princípio, parecem ter pouca relação com o seu trabalho, como, por exemplo, história da arte, pode estimular a sua criatividade para as tarefas do dia a dia, potencializando sua eficiência no escritório.

Além disso, vale ressaltar que a abrangência de assuntos abordados nos cursos possibilita aprender sobre temas que podem te ajudar no trabalho, como, digamos, programação ou um idioma estrangeiro, ou se atualizar na sua própria área de atuação, ficando por dentro das últimas tendências do setor.

6. Networking

Com a conversa com o professor e os colegas facilitada pelo ambiente online, será mais simples manter o contato após o término do curso e se conectar a outras pessoas para a realização de eventuais projetos ou troca de ideias sobre determinado assunto.

7. Certificação

Ao receber o seu certificado de conclusão de curso, você poderá incluir o aprimoramento em seu currículo e Linkedin com a carga horária correspondente. Além de comprovar que você é um profissional atualizado, a inclusão mostra também o seu empenho e interesse nos temas relacionados ao negócio.

As plataformas online trouxeram maior inclusão à educação, deixando as trocas entre os participantes cada vez mais ricas.

Aproveite para mergulhar nos assuntos que você gosta e não se esqueça de contar, nos comentários, se ficou com alguma dúvida e se você já participou de algum curso virtual!