12 atitudes que diferenciam o bom líder do chefe medíocre

12 atitudes que diferenciam o bom líder do chefe medíocre

Uma boa gestão é essencial para assegurar o crescimento e o sucesso de qualquer empresa. E neste sentido, é preciso compreender que gerir exige bem mais do que apenas conhecimento técnico e visão estratégica: é necessário contar também com práticas relacionadas ao capital humano, a atração e retenção de talentos, a satisfação e o engajamento dos colaboradores, ao desenvolvimento dos profissionais e à formação de equipes de alto rendimento. Assim, é possível perceber a importância do líder para uma gestão com foco em resultados e pessoas.

Porém, dentro das organizações existem tradicionalmente dois perfis de gestores: os líderes e os chefes. Vários aspectos particularizam o comportamento e as ações destes profissionais. Listamos abaixo as principais características que diferenciam o bom líder do chefe medíocre, mas mais do que isso, também montamos um curso super mão na massa pra quem quer se tornar um líder nos dias de hoje.

Saiba mais sobre o Curso online: Fundamentos da boa liderança

#1 Desenvolver a inteligência emocional

Enquanto os chefes costumam ser explosivos e imaturos, os líderes aprendem a lidar com suas próprias emoções e também com as de seus liderados. Não se deixam abalar pelas pressões e conflitos cotidianos, sabem gerenciar prazos, urgências, expectativas e falhas sem provocar estresse e tensões desnecessárias.

#2 Gerir com coerência

A coerência é fundamental a qualquer gestão de sucesso. Os chefes agem de acordo com o momento e têm dificuldades para criar um planejamento efetivo para a equipe. Os líderes alinham discurso e atitudes, de modo que todos compreendam as decisões e ações da empresa. Além disso, o líder dá o exemplo de conduta, agindo sempre com seriedade, imparcialidade e de maneira agregadora.

#3 Adotar uma atitude positiva para um ambiente de trabalho produtivo

Os chefes medíocres costumam ser pessimistas e negativistas, por conta, muitas vezes, de uma grande insegurança profissional. Esse comportamento impacta diretamente na qualidade do clima organizacional. Já os líderes adotam uma atitude positiva, demonstrando otimismo, entusiasmo, criatividade, empenho e gentileza. Essa postura favorece muito o ambiente de trabalho, pois transmite confiança, possibilitando também o aumento da produtividade das equipes.

#4 Explorar o poder de decisão e inovação

Outra característica importante de um bom líder é o poder de decisão. Com base em conhecimentos técnicos, informações, opiniões e experiências, o líder conduz seus colaboradores de maneira segura, buscando novas soluções e oportunidades. Os chefes não apresentam essa mesma habilidade. Preferem as “decisões padrão”, protocoladas e que não gerem riscos. Essa falta de arrojo influencia diretamente nos resultados do time.

#5 Construir uma comunicação efetiva

Um bom líder é também um bom comunicador, sabe compartilhar informações, estabelecer metas conjuntas, alinhar expectativas e prioridades, esclarecer, orientar e direcionar os esforços. Para isso, possuem capacidade de negociação e persuasão. Os chefes são profissionais mais individualistas, que mantêm distância de suas equipes. Com isso, a comunicação interna fica bastante prejudicada, o que interfere também no rendimento dos colaboradores.

#6 Respeitar as diferenças e valorizar as competências

O chefe prefere uma equipe homogênea e obediente, pois acredita que, assim, não há conflitos internos. O líder respeita as diferenças entre seus colaboradores, valoriza as competências e os talentos, apoiando o conceito de complementariedade.

#7 Investir no crescimento da equipe

O bom líder conhece sua equipe e elabora um plano de desenvolvimento individual, a fim de reforçar as potencialidades e aprimorar comportamentos necessários de cada colaborador, sempre visando resultados melhores. O chefe não costuma se dedicar ao crescimento da equipe, definindo apenas treinamentos lineares, esquecendo a importância da personalização para a verdadeira evolução dos profissionais.

#8 Dar feedback

O feedback é uma excelente ferramenta para gestão de pessoas e é bastante utilizada pelos líderes, também com a finalidade de desenvolver suas equipes. Por ser baseado em conversas francas e estruturadas, os chefes encontram dificuldades para oferecer feedbacks construtivos, limitando-se muitas vezes a críticas generalizadas.

#9 Liderar pelo exemplo

O exemplo ainda é a melhor maneira de liderar uma equipe. Assim, líderes são justos, éticos, empenhados e engajados aos objetivos da empresa. Deste modo, conquistam respeito e credibilidade, incentivando seus colaboradores a adotarem uma postura semelhante. Os chefes, ao contrário, não demonstram a mesma motivação e comprometimento, exatamente pela falta de identificação com a organização.

#10 Delegar responsabilidade e autoridade

Líderes delegam responsabilidades e autoridade, sempre através da meritocracia, reconhecendo o talento e o potencial dos colaboradores. Os chefes centralizam o poder, retardando os processos internos. A insegurança afeta a dinâmica da equipe, freando o ritmo das rotinas e impactando negativamente nos resultados.

#11 Demonstrar versatilidade e flexibilidade

O chefe é resistente a mudanças e novidades, pois os desafios o tiram da tradicional zona de conforto. O bom líder é versátil e flexível, entende as necessidades do mercado e procura oportunidades para o negócio.

#12 Buscar o próprio aprimoramento profissional

Um líder compreende a importância do aprimoramento contínuo, trabalha aspectos técnicos e competências comportamentais, tão exigidas em cargos de liderança. Já os chefes pecam em acreditar que treinamentos são desnecessários ou até mesmo inúteis, tornando-se obsoletos.

Se quiser saber mais sobre liderança e como ser um líder nos dias de hoje, veja nosso curso sobre liderança com a Vania Ferrari:

cover_liderança1

Na sua opinião, quais são as atitudes mais importantes para um líder? Compartilhe conosco outras dicas!